Mediações para M&A e Sucessões

As operações de Fusões e Aquisições, também chamadas de “M&A”, expressão na língua inglesa para “Mergers and Acquisitions”, tem ganhado cada vez mais importância no âmbito de negócios nacional.

Por se tratar de transações envolvendo mútuos interesses e que visam ampliar as atividades empresariais, as negociações são indispensáveis em todas as fases. Porém, o surgimento de desavenças entre os membros é algo recorrente durante a trajetória desse processo.

Em questões como essas, a utilização de métodos extrajudiciais como a Mediação na resolução de conflitos, acabou se tornando uma opção altamente atrativa, justamente por envolver negociações complexas e que necessariamente buscam uma rápida solução.

Além da celeridade, a figura do terceiro imparcial, o mediador, tem a possibilidade de abordar maneira mais especifica cada questão mencionada pelos envolvidos, criando um ambiente propício a negociações. Ainda, por envolver empresas, muitas vezes de localidades diversas, o procedimento pode ser realizado de forma remota, otimizando e maximizando o alcance dos interesses das partes.

Tendo como base o diálogo, a mediação evita que as partes entrem em um conflito propriamente dito, preservando as relações corporativas, além de evitar outros problemas futuramente.


 As operações de Fusões e Aquisições ou “M&A”, expressão na língua inglesa para “Mergers and Acquisitions” trata de transações de mútuos interesses onde o surgimento de desavenças entre os societários é algo recorrente. A mediação entra como um perfeito aliado, evitando que as partes entrem em um conflito, preservando as relações corporativas.


A Lei 11.101/05, que disciplina a Recuperação Empresarial e Falência, após a modificação dada pela Lei 14.112/20, passou a promover o uso da Mediação e Conciliação como ferramenta legal para soerguimento da empresa em crise, conforme no art. 20-A. O CMIRB é a primeira câmara de mediação especializada em soluções relacionadas a dívidas empresariais, apta a promover solução de conflitos ligados à reestruturação da empresa e outras disputas no ambiente de negócios.