Construção Civil

Desde o início de 2020, um grande impacto na construção civil vem sendo notado em todo o país devido a pandemia da covid-19 e o isolamento decorrente dela. Esses fatores fizeram com que o setor fosse um dos mais procurados durante a pandemia e um dos mais afetados pela crise econômica pós-pandemia que se iniciou.

Esse isolamento impulsionou as pessoas a darem mais atenção para suas casas, se conectando com o ambiente e buscando conforto dentro do próprio lar. A busca por natureza também cresceu, incentivando diretamente a busca por imóveis com quintais, varandas e residências fora das regiões centrais das cidades, movimentando ainda mais o setor imobiliário e de construção.

Apesar da alta no período da pandemia, em 2022, a procura por imóveis perdeu a velocidade, assim como o setor de construção civil, em razão dos múltiplos motivos como a alta das taxas de juros combinadas com o preço de materiais de construção ainda mais elevados; redução de salários; inflação local e mundial. Soma-se a todos estes pontos estarmos em um ano eleitoral em que eventuais novos fatos podem complicar ainda mais a economia.

Mesmo com todas as dificuldades, a expectativa para esse ano ainda é positiva. A construção civil deve permanecer como um dos principais motores da economia, principalmente com o movimento no mercado de trabalho.

Para aqueles que não conseguiram se recuperar e ainda possuem dificuldades relacionadas a crise e os alto custos de fornecedores, existem métodos autocompositivos, como a MEDIAÇÃO, que podem auxiliar nesta retomada.